top of page

O que é Psicoterapia?

A psicoterapia é um processo terapêutico com a finalidade de tratar questões relacionadas à nossa mente, corpo e emoções, ou seja, a toda complexidade que nós humanos temos. Além de questões que envolvam a nossa relação conosco, com o outro e com nosso mundo interno e externo.

A psicoterapia, ou simplesmente terapia, busca trabalhar através do diálogo/conversa e da escuta as questões emocionais, fazendo o uso de várias abordagens e de diversas ferramentas e recursos.

Quando estamos em acompanhamento psicológico, seja ele através de um processo individual, de casal ou em grupo, você pode notar grandes diferenças no dia a dia. É um processo que se constrói em conjunto apoiado na segurança e na expressão e análise dos pensamentos e emoções. Ou seja, é um processo focado em ajudar um indivíduo, casais ou grupo de pessoas a resolver questões emocionais que causam prejuízo em sua vida. No entanto, pode ser realizada como busca de autoconhecimento. 

Através da psicoterapia é possível aprender formas construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. Também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil como o luto, transições ou um divórcio, por exemplo. 

A psicoterapia é para todas as idades e pode ser indicada para várias situações. Ela nos auxilia a compreender nossos comportamentos, emoções e sentimentos.

Mulher em análise

Os benefícios que o processo terapêutico nos proporciona:

Autoconhecimento: 

É comum nos questionarmos no nosso dia a dia sobre nossos pensamentos e atitudes, mas de uma forma geral não realizamos nenhuma mudança eficaz. No entanto, com a psicoterapia esse diálogo interno se torna mais fácil e recorrente. Além disso, com o autoconhecimento tornamos mais leves nossas relações pessoais e profissionais no dia a dia.  

 Contato com as emoções:

Nós passamos por várias mudanças de sentimentos durante o dia e, muitas vezes, deixamos de lado por ter uma rotina corrida e por achar que não importa tanto. Mas, esse “deixar de lado” nos afasta do autoconhecimento e da avaliação daquilo que realmente acreditamos ser melhor para nós mesmos. Ou seja, com a terapia, tiramos um tempo para pensar nessas emoções e cuidamos de nós mesmos.

Autocontrole:

Quantas vezes temos atitudes desproporcionais e explodimos de raiva, angústia e tristeza? Ou até mesmo não conseguimos controlar nossas ansiedades por algo bom que está por vir? A psicoterapia te ajuda a regular esses sentimentos e maneira como agimos com eles.

Acessar as nossas habilidades:

Problemas com falar em público, não saber lidar os sentimentos dos outros, e outras questões que nos colocam a prova, podem ser trabalhadas na terapia. Por isso, se você quer quebrar essas barreiras e criar inteligência emocional procure ajuda de um profissional.

Criar um novo sentido:

Ao longo da vida a gente absorve conhecimentos e referências o tempo todo, mas muitas vezes eles acabam nos limitando e fechando nossos horizontes. No entanto, a terapia tende a nos ajudar a quebrar esses pré-conceitos e nos permitir estar abertos ao mundo.

Percepção das relações e relacionamentos que construímos:

Seja no trabalho, em casa com a família, entre amigos ou em um relacionamento amoroso, na terapia você encontra espaço para entender a complexidade e os benefícios dessas relações.

bottom of page